quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Novos eventos na agenda

EducAção na Eleição

SERÁ QUE A EDUCAÇÃO DO RIO TEM JEITO?


A Campanha Nacional pelo Direito à Educação convida educadores(as) e
educandos(as) de escolas, universidades, sindicatos, organizações e
movimentos
sociais para participar:
* O QUE: Debate "EducAção na Eleição", com candidatos à deputado federal e
estadual, sobre as suas propostas para a educação.
* QUEM: Candidatos à Deputado Estadual - Marcelo Freixo (PSOL), Patrícia
Mafra
(PSTU) e Comte Bittencourt (PPS). Candidatos à Deputado Federal - Chico
Alencar
(PSOL), Alessandro Molon (PT) e Margareth Gaio (PV).
* QUANDO: 22 setembro 2010 (quarta), das 18h30 às 21h30.
* ONDE: UERJ (Av. São Francisco Xavier, 524, 12º andar, Bloco F, RAV
122, Maracanã, Rio, RJ).


> INSCRIÇÕES: campanhaeducacaorio@yahoo.com.br
> APOIO: SEPE-RJ, SINDIPETRO-RJ, MAIS Cidadania e Educafro
> REALIZAÇÃO: Campanha Nacional pelo Direito à Educação do Rio de Janeiro 
_____________
---------------------------------------------
ENCONTRO DE EDUCADORES - Mostra Geração/Festival do Rio 2010

Festival do Rio, Downtown Filmes, Globo Filmes, RioFilme e Raccord Produções

Convidam para o ENCONTRO DE EDUCADORES

Filme Desenrola

Dirigido por Rosane Svartman

Cor / 35mm / 88 min. :: Brasil / 2010

Aos 16 anos, Priscila se vê pela primeira vez sozinha em casa: a mãe
viajou e vai passar vinte dias fora.
É nesse curto espaço de tempo que sua vida passa por grandes mudanças
e diversas "primeiras vezes" acontecem.

25 de setembro, sábado às 9h.
Oi Futuro Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 54 - Ipanema

Entrada gratuita para Educadores
mediante apresentação do documento profissional.

A exibição será seguida de debate com a diretora Rosane Svartman
 e os atores Olívia Torres, Victor Thiré e Lucas Salles

  Vagas limitadas. Garanta já a sua vaga!
As reservas deverão ser feitas até
quinta-feira, dia 23 - às 16h.

Reservas somente pelos telefones
21 3593-0434 / 21 3592-0434
21 2527-2211 / 21 2539-6142

Mais informações
mostrageracao@festivaldorio.com.br
_____________

Mesa-redonda: POR QUE, AFINAL, MATAMOS?

Local: Auditório do MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Data: 7 de outubro de 2010
Horário: quinta-feira, 19h
Informações: 2620-2400
Entrada franca

Apresentação e mediação: Helani Nunes Rodrigues Alves
Conferencista: Francisco Ramos de Freitas
Debatedores: Jô Gondar e Diana de Souza Pinto

O tema da violência, com insistência, vêm atravessando o corpus social com colorações banais, embalado por uma espetacularização. A nossa sociedade assiste, entre o horror e o temor, aprisionada, algo que não pode compreender. Também assustam as crescentes notícias acerca das práticas do builling em nossas escolas. Há uma necessidade premente de viabilizar um debate mais aprofundado acerca dessa temática junto à sociedade geral, e em especial, aos profissionais e estudantes das áreas de Educação, Direito, Assistência Social, Sociologia, Psicologia, dentre outras.

Francisco Ramos de Freitas, conferencista e autor do livro homônimo, convida-nos a uma empreitada por bosques escuros, colocando-nos diante da questão - "O que faz com que uns tentem firmar suas subjetividades através de invenções e da criação, enquanto outros através de atividades que, por não serem simbolizadas, representam apenas espécies cruas de devastação, anulação e aniquilamento?"

Após o evento haverá noite de autógrafo, com o lançamento em Niterói, do livro "Por que, afinal, matamos?", de Francisco Ramos de Farias.

Sobre os profissionais participantes:

Conferencista: Francisco Ramos de Farias
Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela UFRJ (1978), com especialização em Psicologia Clínica; mestrado em Psicologia pela FGV-RJ (1983) e doutorado em Psicologia pela FGV - RJ (1987). É consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, professor adjunto da UFRJ no Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social. Foi editor responsável do periódico Actas Freudianas da Sociedade de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora até 2009; ex-diretor de cultura, pesquisa e publicações da Sociedade de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora e consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Publicou pela Editora Revinter do Rio de Janeiro: Histeria e Psicanálise, A pesquisa nas ciências do sujeito e Psicose: ensaios clínicos. Apresentou em programas jornalísticos de televisão (Rede Globo, TVE, CNT) a pesquisa sobre criminalidade. Pesquisa atualmente sobre a temática violência, memória social e violência. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: crime, desejo, ato educativo, criminalidade e perversão.

Debatedores:

Jô Gondar
Possui graduação em Psicologia pela PUC-Rio (1981), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-Rio (1987), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-Rio (1993), doutorado sanduíche na Université Paris VII (1992) e pós-doutorado em Psicologia - Universidad de Deusto, Espanha (2000). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: sintomas contemporâneos, a obra de Sandor Ferenczi, trauma, memória e criação, poder e cultura.

Diana de Souza Pinto
Possui graduação em Letras pela PUC-RJ (1984), mestrado em Lingüística pela UFRJ (1995) e doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela UFRJ (2000). Atualmente é professora da UNIRIO, atuando como pesquisadora e docente no Programa em Pós-Graduação em Memória Social. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Analise do Discurso sob a perspectiva sócio-interacionista, atuando, principalmente, nos seguintes temas: estudo das narrativas, práticas comunicativas institucionais, psiquiatria transcultural e memória social.

Helani Nunes Rodrigues Alves
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, Nova Friburgo, RJ; Professora Adjunta da Faculdade Santa Dorotéia do Curso de Pedagogia, Letras e Ciências Sociais; Professora do Curso de Formação de Professores do Colégio Santa Dorotéia de Nova Friburgo, RJ; Orientadora de Menores de Rua - Fluben, Niterói, RJ; Graduação em Psicologia pela Faculdades Maria Thereza, Niterói, RJ; Assistente de Estudos para Supervisão em Psicologia Clínica para estagiários - Faculdades Maria Thereza. Psicanalista e Membro Efetivo da Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro /SPCRJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem e contribua com a construção de nosso evento! Inscreva-se também em nossa lista de discussão http://groups.google.com.br/group/rioblogprog Obrigado!

Últimas dos blogueiros progressistas do Rio de Janeiro!

Total de visualizações de página