sábado, 13 de novembro de 2010

2010: O ano que fizemos contato! #RioBlogProg

Esse título, que marcou alguns dos futuristas filmes dos anos 80 que vislumbravam estes anos do século XXI com um ar metálico, intergalático, de contato com outros mundos, com seres desconhecidos.

O "futurismo" do século XXI tem se dado em outros aspectos, especialmente para um caminho diferente de outros momentos da história da humanidade, de multiplas lideranças mundiais, quebrando rapidamente a hegemonia do império americano, que resiste por seu poderio militar e midiático, mas na economia já deixou de ser há muito a locomotiva do capitalismo mundial.

Um desses "futurismos" podemos assistir surgir intensamente aqui no Brasil, aonde há um movimento intenso da sociedade organizando-se contra uma mídia elitista e deturpadora, que não exerce sua função social de gerar notícias confiáveis, e esta própria sociedade passa a ser cada vez mais geradora e disseminadora de notícias e desmentidos sobre a velha mídia que cada vez mais desaba na falta de compromisso com sua nação.

Esse movimento que já existe virtualmente, desarticulado, praticamente desde o início da internet comercial, cerca de 15 anos atrás, neste ano ganhou impulso duferenciado exatamente pela busca de organização e sinergias, numa escala inédita até então.

Tivemos o primeiro Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, em agosto, e desde então várias iniciativas estão se multiplicando Brasil afora. Certamente, o #RioBlogProg se inclui e já marca espaço com algumas iniciativas, que deverão se reforçar e se multiplicar ainda mais em 2011 e nos anos posteriores.

Para isso, é importante marcarmos o final do ano com um evento de balanço e de proposições para 2011, para os novos desafios de mídia e de colaboração para a radicalização da democracia no Brasil. As lições dessa onda de intolerância que foi vencida por nossa organização e garra deverão se multiplicar em atitudes para buscar soluções não apenas para a disseminação mais livre da informação, mas no funcionamento de toda a nossa república, como um todo.

Por isso, é com esse texto que imagino que seja interessante juntar nossos nomes mais expressivos no Rio de Janeiro para em alguma data no mês de dezembro ir a algum auditório e celebrar esse ano de conquistas para os internautas progressistas, e pensar o 2011.

Afinal, se em 2010 efetuamos contatos, 2011 temos que gerar soluções em função das nossas sinergias, agregando cada vez mais pessoas e conquistando outras tantas!

Parabéns a todos os membros do #RioBlogProg e estamos sempre juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem e contribua com a construção de nosso evento! Inscreva-se também em nossa lista de discussão http://groups.google.com.br/group/rioblogprog Obrigado!

Últimas dos blogueiros progressistas do Rio de Janeiro!

Total de visualizações de página